IQLAB
O IQLab é um coletivo de artistas baseado na Argentina que experimenta, cria, e pesquisa no âmbito dos meios eletrônicos e de novas tecnologias. Como grande foco nas relações humanas, em objetos e seus ambientes, o IQLab explora possibilidades tecnocientíficas e simbólicas, traduzindo isso em obras que interessam pela sua estética, poética e interesses sociais.
"A arte é para nós o que há mais perto da liberdade. É a oportunidade de explorar, inventar e discutir, de aprender e compartilhar esse aprendizado, de ascender ao conhecimento e realidades coexistentes."
010, 2010
Para essa vídeo-escultura, como define a obra o IQLab, o nome 010 foi gerado a partir da ideia indivíduo-relação-indíviduo, onde se atribuiu o “1” à relação, e os dois “0” aos indivíduos, como a própria instalação propõe, a interferência no relacionamento entre os dois pontos. As esculturas de proporções humanas se comunicam, olham uma nas outras e reagem à interferência do transeunte que, ao cruzar a linha dos olhos, interrompe o olhar. “010” também é “2” em língua binária, simbolizando a necessidade de dois elementos para que se estabeleça uma relação. Cada esfera contém um mini-projetor, que projeta na espera em frente a imagem de um olho, imaginando que hoje nossa imagem está sendo formada no mundo digital, através dos olhares de quem nos vê nas redes sociais, na internet e em outras plataformas digitais.